terça-feira, 4 de novembro de 2008

História da Castanha


Jardim de Infância

No Jardim de Infância de Oleiros enquadrado no tema do Outono e seguindo a planificação,foi realizado pelas Educadoras no dia 4 de Novembro um teatro de fantoches sobre a castanha à qual as crianças assistiram com bastante entusiasmo.


“ A CASTANHA” - TEATRO



Numa árvore muito bonita e com muitos ramos viviam as castanhas dentro das suas casinhas – os ouriços.
Um dia, estavam as castanhas a dormir, quando de repente, ouviram um barulho: uh...uh...uh...(vento). Logo descobriram que era o vento e deixaram-se estar dentro das suas casinhas. Mas a mais pequenina que nunca tinha ouvido aquele barulho abriu a casinha e espreitou.
Mal espreitou, o vento soprou uh...uh...uh... e a coitadinha sem saber como, caíu ao chão. Como o vento continuava a soprar ela resolveu encostar-se á árvore. Quando o vento parou de soprar, a castanha olhou para cima e viu que as suas irmãs continuavam nas suas casinhas e só ela é que estava em baixo.
Castanhinha ( a chorar) – E agora? Como é que eu posso voltar á mimha casa? (dizia a castanhinha)
Oh! Como ele estava triste, até que começou a chuva. E chorava tanto, tanto que nem deu por um bichinho que se aproximava.
Bichinho – Hum! Hum!Mas que castanha chorona! Querem ver que não me vê?! Castanhinha, castanhinha (chamou o bichinho)
Castanhinha – Mas quem me chama? (respondeu a castanhinha) – Não vejo ninguém.
Bichinho – Aqui no chão, pertinho de ti. Não me vês?
Castanhinha – Ah! Quem és tu? (perguntou a castanha curiosa).
Bichinho – Eu sou a minhoca (logo respondeu o simpático bichinho). Porque choras castanha?
Castanhinha – Porque caí da minha casinha e agora nunca mais posso voltar lá.
Bichinho – Pobre castanhinha! (exclamou a minhoca). Eu vou pensar. Tenho de encontrar uma solução, uma maneira de voltares para casa. Mas não chores para eu poder pensar. Ah! Já sei. Vais voltar para a tua casinha (disse a minhoca).
Castanhinha – Como? (perguntou a castanhinha).
Bichinho – Calma, calma! Fica aqui que volto já.
E lá foi a minhoca sem dizer nada á castanha. Passado um bocado apareceu acompanhada de um amigo.
Passarinho – Piu, piu, onde está a castanhinha?
Castanhinha – Oh, um lindo passarinho! (disse a castanha toda contente). Vais mesmo ajudar-me?
Passarinho – Claro que vou, castanhinha.Vou pegar em ti pelo meu bico e colocar-te dentro do ouriço que é a tua casinha .
Castanhinha – (a castanhinha agradeceu-lhe e estava muito contente) Obrigada piu, piu, obrigada, quando quiseres vem visitar-me. Adeus senhora minhoca e muito obrigada.
Minhoca e passarinho – Adeus, castanhinha, toma cuidado para não voltares a caír.









FIM

Sem comentários: