terça-feira, 11 de novembro de 2008

1º Prémio - Concurso do Dia Internacional da Bibloteca Escolar

Os alunos da nossa escola participaram no Concurso do Dia Internacional da Biblioteca Escolar com diversos textos, tendo ganho o 1º Prémio desse mesmo concurso.
Apresentamos alguns exemplos desses maravilhosos textos elaborados pelos pelos alunos.




Biblioteca é a melhor coisa do mundo
Irei tratar sempre os livros muito bem.
Brincaremos muito dentro dos livros.
Li um dia um livro maravilhoso que ainda me lembro.
Iremos gostar sempre de ler.
O mundo sem livros não faz sentido nenhum.
Todos os livros da Boblioteca são magníficos.
Eu um dia gostaria de entrar num livro.
Cada vez gosto mais de ler.
Ainda não compreendi porque é que alguns meninos não gostam de ler livros.

João – 4º Ano

“ Bem-vindo ao mundo das palavras soltas”

Um dia ao sotão fui
encontrei um livro
um livro mal tratado
então eu pensei: ”coitado!”
Fui limpá-lo pois estava sujo
Abri-o
Fiquei impressionado
Era tal a sua belza.
Fechei os olhos uns segundos e …
Ao abri-los estava num mundo,
num mundo espectacular.
Era feito de letras,
tinha casas, parques e belos jardins.
Fui andar, andar
e encontrei o senhor A, dizendo
- Amor, acarinhar e apreciar.
Achei estranho, pois ele só dizia palavras começadas por A.
Então resolvi perguntar:
- O que é que estás para aí a falar?
Ele respondeu-me:
- Ali, ali...
Apontou ele para a rua B.
Então fomos para essa rua...
Ele com ar de A disse:
- Na rua A não dá!
- Então porquê?
- Poque será? Só sei dizer palavras começadas por A!
- Queres vir comigo?
- Sim claro!!!
E fomos os dois a rir e a descobrir coisas novas!

Carlos Rafael – 4º Ano


Livro é meu coração.
Iremos ler, ler e aprender com os livros.
Veremos as belas imagens que nos farão sonhar.
Recomeçar a ler nunca é tarde de mais.
O livro é o fenómeno mais maravilhoso do mundo.

O livro é meu amigo.
Com ele iremos “consertar” a nossa imaginação
O livro tanto poder ser grosso como esguio.
Irá despertar o João.

Biblioteca é um sonho.
Iremos sonhar com bruxas e os seus cristais.
Brincaremos com os nossos sonhos.
Livros encontramos na Biblioteca.
O livro é uma alma sem fim.
Tenho um coração de livros.
E nós devemos estimar os livros como nossos filhos.
Carenciamos de livos.
A biblioteca é uma casa que deixa toda a gente lá morar!

Rita – 4º Ano

“À procura do livro”

À procura do livro...
Eu iria, se o perder.
Andaria preocupado
mas eu tinha de o ter.

Eu tinha de o encontrar.
Onde é que ele estaria?
Numa gruta ou rocha
ou na casa da minha tia.

Já o encontrei.
Que alegria!
Até saltei
Mas que grande fantasia.

Comecei a ler.
Que texto maravilhoso.
Falava de uma lebre
com uma tartaruga a correr.

Fui colocá-lo na estante.
No sítio correcto.
Ao lado falava do elefante:
“João Neco!”

“Ler, ler e aprender”

“Ler ,ler e aprender”
Descobrir mundo novos.
Também conhecer
lugares maravilhosos.

Eu gosto muito de ler
porque aprendo.
Aprendo a estudar
e a dramatizar.

Lê, lê e nunca pares
porque assim saberás.
Olha para a frente
e nunca para trás.
Diogo – 4º Ano

1 comentário:

Anónimo disse...

Gostei muito das vossas rimas.
Ricardo Remelgado