quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Dia Internacional da Biblioteca Escolar

No dia 29 de Outubro, comemorou-se na nossa escola em articulação com o Jardim de Infância, O Dia Internacional da Biblioteca Escolar.
Todos os alunos, Professores, Educadoras e a Coordenadora da BE/CRE comemoraram este dia de forma diferente, reunindo-se e partilhando diversos trabalhos e apresentações.











Desta forma, os alunos do Jardim de Infância da sala 1, participaram com uma lenga-lenga, inspirada no livro “O Livrinho das Lengalengas” - Edições Afrontamento – Tradições populares portuguesas de José Viale Moutinho e Fedra Santos.

Arre, burrinho,
vai para Azeitão,
carregadinho
de feijão.

Arre, burrinho
vai para Loulé,
carregadinho
de café.

Arre, burrinho,
vai para Estremoz,
carregadinho
de arroz.

Arre, burrinho,
vai para Idanha,
carregadinho
de castanha.

Arre, burrinho,
vai para a Guarda,
carregadinho
de mostarda.





Esta lengalenga foi explorada na sala e algumas crianças com localidades/lugares ( residência, nascimento dos próprios e familiares) inventaram o seguinte:

Arre, burrinho,
vai para Braga,
carregadinho
de marmelada.

Arre, burrinho,
vai para Vila Verde,
carregadinho
de feijão verde.

Arre, burrinho,
vai para Prado,
carregadinho
de gelado.

Arre, burrinho,
vai para Oleiros,
carregadinho
de carneiros.

Arre, burrinho,
vai para a escola,
carregadinho
de sacolas.

Arre, burrinho,
vai para o jardim,
carregadinho
de jasmin.


E outras crianças consoante a morada inventaram o seguinte:

- Joana:
Arre, burrinho,
vai para a Lamela,
carregadinha
de canela.

- Ruben:
Arre, burrinho,
vai para Barcelos,
carregadinho
de martelos.

- Igor:
Arre, burrinho,
vai para Parada
carregadinho
de feijoada.


- Diana:
Arre, burrinho,
vai para Friande
carregadinho
de fiambre.

- Carolina, Marisa, Jorge, Gabriel:
Arre, burrinho,
vai para o Monte
carregadinho
até á ponte.

- Guilherme:
Arre, burrinho,
vai para o Penadouro,
carregadinho
d' ouro.






Os alunos da sala 2 também disseram a seguinte lengalenga:

- Plim, plam, plum
Cai a chuva no telhado.
Plim, plam, plum
Fica o chão todo molhado.
Plim, plam, plum
Fa pocinhas no quintal
Plim, plam, plum
P'rós barquinhos de jornal.

E a “histórinha” gesticulada “O indiozinho” :

- Era uma vez um indiozinho, resolveu ir passear.
Deu 1 beijinho á mãe(beijinhos),
Deu 1 beijinho ao pai ( “ ),
Despediu-se, fechou a porta e foi-se embora.
Passou por um caminho de areia (esfregar as mãos),
Passou por um caminho de pedras ( bater com a mãos nas pernas),
Passou por um caminho de lama (bater palmas),
Passou por uma ponte (palmas no peito),
Começou a afastar as ervas (gesto), olhou e viu um leão e pensou.
Vou assustar o leãozinho (oh, oh, mão na boca). Mas o leão não se assustou.
Depois o leão pensou – vou assustar o indiozinho (ah, ah).
O indiozinho assustou-se e começou a correr, afastou as ervas muito depressa, passou a ponte muito depressa, passou pelo caminho de pedras, passou pelo caminho de areia e passou pelo caminho de lama. (novamente os gestos todos)
Chegou a casa, abriu a porta, sentou-se á mesa, deu 1 beijinho ao pai e á mãe e disse:
- Ufa, que grande susto!
Em seguida, foi a vez dos alunos da EB1 , os alunos do 1º e 2º Ano, Dramatizaram o Poema do "Outono".



Poema


Com calma e ainda com sono
Aparece o belo Outono.
Caem no chão as primeiras
frágeis folhinhas ligeiras.
Outras com muito brio
e sem mostrar nenhum medo,
fazem frente ao frio
e se o têm é segredo.
Alguns das mais valentes
atiram-se indiferentes.
Outras que são bailarinas,
dão mil voltas e voltinhas.
Nos ramos mais altos brincam,
agitam-se e saltam saltam
O Outono é uma estação
que me alegra o coração.


Os alunos do 3º Ano, dramatizaram a História: " Meninos de Todas as Cores"


Seguiram-se os alunos do 4º Ano, com uma peça de teatro: " A Importância de Todos"


E a declamação de vários poemas em Inglês.

Bats are sleeping, bats are sleeping.

Upside down, upside down.

Waiting for the night to come.

Waiting for the night to come.

Then they fly around.

Then they fly around.

Trick or treat.

Smell my feet.

Give me something

good to eat.

This is the night

of Halloween.

When all the

whitches might be

see.

Some of them

black, some of them

green.

HAPPY HALLOWEEN!


No final, estes alunos, leram para os colegas, os textos realizados individualmente alusivos ao tema.
Para terminar, foram oferecidos aos alunos do Jardim de Infância, marcadores de livros, realizados pelos alunos da EB1, e em cada um desses marcadores, escritas várias mensagens sobre: O QUE É LER...


Ler é…
- ver
- sonhar
- imaginar a história a partir da imagem
- pensar
- ouvir histórias
- olhar para a professora e ouvir
- mexer no livro
- viver no mundo da fantasia
-olhar para os desenhos
- olhar para as letras
-brincar
- ouvir a mãe
1º ano


Ler é...
- pensar
- uma fantasia
- usar a imaginação
- aprender
- uma aventura extraordinária
- imaginar
- sonhar
- descobrir coisas novas de todo o mundo
- ler
- brincar com as palavras e imagens
- viver emoções
- juntar as sílabas e as letras
- estudar
2º ano

O que é Ler?

Ana Rita – Ler é… juntar palavras e construir sonhos. Ler é uma casa que deixa todos e sonhos, letras e palavras entrar. Ler é um feiticeiro que tem uma bola de cristal e lê os nossos pensamentos e que caracteriza as nossas ideias.

Bruna – Ler é… uma fantasia que nos ajuda. Para mim a leitura é um segredo e ajuda-nos a fixar. Eu adoro ler.

Carlos – Ler é… ficar a conhecer países distantes e coisas mirabolantes sem sair do sítio. Para mim ler é também uma coisa muito importante pois desenvolve o nosso cérebro e ficamos a conhecer coisas que nem nos passava pela cabeça que existem.

Daniel – Ler é… ler as letrinhas que aparecem nos livros, ler é maravilhoso.

Diogo – Ler é… viajar sem sair do lugar e conhecer o mundo da alegria e da fantasia onde encontramos muitas personagens de banda desenhada, teatro…

João – Ler é…uma forma de aprendermos a escrever.

Fernando – Ler é… emoções, inspiração, perceber as palavras.

Paulo – Ler é… a coisa mais importante e mais bonita.

Ricardo Dantas – Ler é …estudar e compreender as palavras.

Ricardo Remelgado – Ler é…decifrar um código e conseguir saber o que as pessoas escrevem e ter o poder de saber as coisas maravilhosas da imaginação das pessoas. Acho que foi uma descoberta fantástica.

Rui – Ler é…muito bom.

Stephanie – Ler é…uma coisa especial.

Steven – Ler é…ler as sílabas.

Tiago – Ler é…fantástico, inspiração, amor, carinho, fantasia é uma coisa fantástica.

Tiffany – Ler é…fixar os olhos nas palavras e compreender o que lá está escrito.

Alunos do 4º Ano

Sem comentários: